Apoio:


sexta-feira, 19 de março de 2010

Das estradas para a televisão.



Buenas camaradas.

Pois é, como havia comentado na última postagem sobre a entrevista, a mesma realmente foi ao ar no último dia 04 de março. Foram duas semanas entre as filmagens e a exibição, não preciso nem mencionar que todos os dias ligava a t.v no jornal que a matéria seria mostrada para poder ver o resultado. Para minha surpresa no dia anterior à exibição, no intervalo da novela das 8 (Globo), em horário nobre, um dos apresentadores do jornal do Paraná TV falava das atrações do dia seguinte, entre elas, "você vai conhecer o ciclista que não cansa de pedalar.." e no mesmo momento algumas fotos das viagens apareciam em cena.

Fiquei surpreso com a chamada e logo comuniquei a família que finalmente a matéria iria ao ar. A ansiedade ficou ainda maior, pois era a primeira vez que eu cedia uma entrevista para um meio de comunicação com ampla abrangência, principalmente por ser uma emissora de grande audiência como a Globo, mesmo que seja regional (RPC - TV Cataratas). E então você fica pensando se falou algo de errado ou se não esqueceu algum detalhe, essas coisas.

A entrevista foi marcada aqui em casa e o pessoal da reportagem ficou exatamente duas horas para saber maiores detalhes das viagens e realizar as gravações. Na ocasião mencionei as duas bicicletas que utilizei para praticar o cicloturismo, então o repórter cinematográfico resolveu deixar as duas (Magrela Guerreira e Victoria) ao fundo da filmagem. Ao fim ainda sai pelas ruas para realizar algumas filmagens em movimento com a bike. É difícil contar várias histórias de forma resumida e creio ser ainda mais complicado passar isso tudo na t.v. Por isso estava aguardando muito pela matéria.

O grande momento finalmente chega, logo no ínicio do jornal, quando eles falam as manchetes do dia, não apareço e estranho o fato. Mas no primeiro intervalo a chamada diz, o "Paraná TV abre o álbum de fotografia do ciclista .." e mais imagens aparecem no vídeo. Coração acelera! Não demorou muito e começaram a falar da matéria. Que emoção saber que é você na t.v falando sobre uma das coisas que você mais gosta na vida.

Me surpreendi com algumas coisas, primeiro a edição ficou muito boa, mesmo deixando de falar da minha última expedição de Foz a Belo Horizonte, passando inclusive, pelo Caminho Velho da Estrada Real. Ainda acrescentaram uma arte gráfica com apresentação de mapas para uma melhor situação do público em relação aos caminhos percorridos, isso ficou muito interessante. E também fiz outra observação, o tempo de exibição foi maior do que 5 minutos, um tempo precioso para o horário. Claro, na edição cortaram muitas coisas que são significativas, mas compreendo pela falta de espaço e quem sabe em outra oportunidade serão lembradas.

Em todo caso, fiquei muito feliz com o resultado, não sou nenhum orador de primeira, mas gostei da matéria. Logo em seguida à apresentação, meu pai liga chorando e emocionado se diz orgulhoso em ver seu filho na televisão. Meu irmão também liga parabenizando. Outros amigos me ligaram ou mandaram mensagens falando que haviam visto a entrevista e que a mesma ficou muito boa, lembrando-me que era um reconhecimento mais do que merecido. Até mesmo pessoas conhecidas que há muito não falavam comigo vieram parabenizar.

No mesmo dia coloquei o vídeo no youtube e disponibilizei-o no orkut, ainda mais camaradas viram e a maioria gostou muito da matéria me deixando ainda mais feliz. O meu objetivo era a divulgação do ciclismo, em especial do cicloturismo, sendo uma forma de incentivar a utilização da bicicleta como meio de transporte, pois se é possível viajar de bike, porque não usa-la no cotidiano? Se consegui expressar esse pensamento não sei, mas está gravado, mais um registro histórico.

Agradeço a todas as pessoas que me incetivaram e fizeram questão de parabenizar pela reportagem. Meu muito obrigado a todos amigos do pedal.

Abraços

Hasta!

2 comentários:

  1. Muito boa matéria cara. america-latina é demais.

    paz!!

    ResponderExcluir
  2. Ola Nelson achei bem interessante seu blog vamos mantendo contato por aqui, em janeiro vou fazer uma cicloviagem partindo de Florianópolis até Porto Alegre via BR282(caminho da serra de SC) e RS116(serra gaúcha), estou seguindo seu blog para ir descobrindo novos lugares. Abraço t+

    ResponderExcluir