quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Em Foz do Iguaçu: Entrevistas e novos planos.

Expedição Foz, Estrada Real e Belo Horizonte

Parte 12

Buenas camaradas.

Cheguei em Foz do Iguaçu/PR, dia 11 de fevereiro, data em que completei um mês na estrada. O retorno foi demorado, foram 32 horas de ônibus na linha Belo Horizonte x Foz do Iguaçu, pela empresa Pluma. Comprei a passagem pela internet e fiquei na esperança de não me cobrarem taxa extra pelo transporte da bicicleta, como algumas empresas costumam fazer. O Hercílio que me hospedou em sua casa me acompanhou no pedal até a rodoviária da capital mineira. Chegamos quase em cima da hora, deu tempo apenas de desmontar a bicicleta, coloca-la dentro da barraca (mala-bike) e depois despachar para o bagageiro do ônibus e rapidamente agradecer ao camarada mineiro pela hospitalidade.

A viagem foi tranquila, tivemos um atraso em razão do acidente de um outro ônibus da Pluma que fazia a linha São Paulo x Marechal Rondon, na ocasião o ônibus bateu na traseira de um caminhão, isso de madrugada na região de Ourinhos/SP, como estávamos logo atrás, o motorista parou para acompanhar o atendimento aos passageiros e posteriormente embarcar alguns deles nas poltronas que haviam vagas no veículo que estava. O motorista do ônibus envolvido teve ferimentos mais graves, ficou preso nas ferragens, enquanto alguns passageiros foram levados ao hospital mais próximo. Por sorte nada mais grave.

Mas esse incidente fez o ônibus chegar em Foz às 15h:15m, quando a previsão de chegada era as 10 horas da manhã. Mas eu estava tranquilo e não foi nenhum absurdo ficar esse tempo sentado pra quem passa horas e mais horas pedalando. Na rodoviária de Foz, esqueci as varetas da barraca no desembarque, quando voltei, não encontrei mais nada, infelizmente.

Em casa aproveitei pra descansar, matar a saudade da minha pequena grande família e também para fazer uma limpeza geral na bicicleta. Somente essa semana que coloquei as fotos no computador, particularmente, um grande acervo histórico.

Escrevi um artigo comentando sobre as minhas viagens de bike, incluindo essa pela Estrada Real e mandei para alguns jornais do Paraná e para duas emissoras de TV. Essa semana a RPC - TV Cataratas, afiliada da Rede Globo entrou em contato e marcou a entrevista que aconteceu hoje de manhã na minha casa. Foi uma experiência diferente, primeira vez que participo de uma reportagem para falar sobre o cicloturismo. Meu objetivo, quando escrevi o texto era mostrar que, se existe a possibilidade de viajar com a bicicleta, porque não usa-la no cotidiano para diversas finalidades. Se consegui expressar essa mensagem eu não sei. Mas tá gravado, em alguns dias deve ir ao ar. Um site de notícias aqui da cidade também se interessou em realizar uma matéria e já agendou entrevista.

No mais, a viagem se tornou a mais longa de todas, com a visita à cidade de Sabará/MG, próxima a capital, completei 2.437 km's, em 30 dias na estrada, contando os dias parado em determinadas cidades. Em questão de quilômetragem foram 17 a mais do que a viagem para o Chile. Mas estou muito feliz e satisfeito por mais essa expedição, que por ora, está temporariamente finalizada. Em alguns meses estou seguindo para Machu Picchu no Peru, dessa vez, sozinho, saindo de Foz do Iguaçu em direção à Corumbá e posteriormente Bolívia e Peru, o roteiro nesses países continua o mesmo estabelecido anteriormente, o que muda é o trajeto para Corumbá, que será realizado através de Guaíra/PR e Mundo Novo/MS. Enquanto isso vou continuar treinando e aproveitar para finalizar minha monografia.

É isso ai pessoal. Qualquer dúvida basta entrar em contato.

Hasta!

<< Parte 11

5 comentários:

  1. Quando sair a reportagem tem que postar o link pra gente ver hein...
    abraço, Serginho

    ResponderExcluir
  2. Pode deixar camarada, vou coloca-lo no youtube.

    Valeu!

    Nelson Neto.

    ResponderExcluir
  3. Lindo seu blog, gostaria que você fosse conhecer o meu www.odeliriodabruxa.blogspot.com
    Um beijo
    Denise

    ResponderExcluir
  4. Link da reportagem: http://www.youtube.com/watch?v=-Ib77pTR4vo

    ResponderExcluir
  5. viagem foi um massimo em? estamos querendo fazer tabem mas de brasilia df ate parati.

    ResponderExcluir